Na primeira fase do nosso projecto projectamos a nossa maquete, depois juntamos madeira, calhas de plástico, corda, parafusos, cola e construímos a estrutura do nosso elevador. Usámos contraplacado e fizemos uma cabine.
2º Fase
Depois da estrutura ser erigida, concentramo-nos na projecção do circuito eléctrico do motor e na parte electrónica. Tivemos que reunir bastante informação pois o nosso conhecimento nesta área era insuficiente. Adquirimos o material eléctrico/electrónico e começamos os testes.
3º Fase
Elaboramos o código de controlo utilizando a linguagem nativa da placa Arduino. Adaptamos os sensores de infravermelhos e os interruptores magnéticos à estrutura e iniciamos os testes finais.
Como fazer o motor alterar o sentido?
Utilizando um simples relé podemos alterar o sentido do motor. Para alterar o sentido do motor basta alterar a polaridade, pelo que o circuito utilizado foi o seguinte:
O mesmo sistema utilizado para mudar o sentido do motor pode ser utilizado para suspender o seu funcionamento, quando a bobine está magnetizada o motor inicia o funcionamento.
Como fazer o elevador parar em cada andar?
Para esta função utilizamos dois métodos. Através de um emissor de infravermelhos fixo na cabine e três receptores, um por andar. E fixando um íman na cabine e três interruptores magnéticos, um por andar. Ambos os sistemas permitem ao microprocessador reconhecer o andar em que o elevador se encontra.