O Elevador

Os sistemas de elevação remotam a sociedades muito antigas,nomeadamente a egípcia, que utilizaram estes sistemas para erguer as tão conhecidas pirâmides.( Ainda hoje se tenta descobrir como é que os egpicios com um avanço tecnologico tão reduzido as conseguiram erguer.) 
No século III a.C., foram descritas mais formas de sistemas de elevação, estes utilizados para transportar água por longas distâncias. No século V, no Fórum de Roma, onde eram realizados os combates entre homens e animais , haviam 12 "elevadores" movidos pelos escravos e eram utilizados para içar os gladiadores para o início do espectáculo.

No século XVI, Leonardo da Vinci deixou inúmeros desenhos de máquinas, especialmente o de um içador e uma nova máquina de elevação.
Mas estes eram apenas sistemas de elevação, sem qualquer tipo de segurança, os chamados elevadores nasceram com Elisha Otis.


Elisha Otis tinha 38 anos quando, em 1849, mudou-se da sua terra natal, New Hampshire, para Nova York para assumir um emprego como mecânico numa fábrica de camas que estava em crescimento. O seu primeiro trabalho na fábrica foi ajudar a mover equipamentos e camas para um novo armazém de quatro andares. Otis ficou encarregue do supervisionamento da instalação de máquinas no novo edifício, especialmente o equipamento que tinha de ser levantado para os andares superiores.

O novo edifício tinha um elevador mecânico com uma plataforma, mas era extremamente instável e balançava imenso por isso Otis tinha de amarrar o equipamento, que ia elevar, à plataforma. No dia seguinte de trabalho, devido à instável plataforma, ocorreu um acidente envolvendo um funcionário da empresa. Dois dias depois, a corda do elevador rompeu e a plataforma caiu de uma altura de três andares, destruindo um dispendioso motor eléctrico.


Sistema de segurança de Otis  

Otis ficou devastado por estes percalços e jurou inventar uma solução para esta situação. Começou então por identificar três grandes falhas que teve de vencer. Primeiro, os elevadores existentes baloiçavam muito, não eram estáveis. Em segundo, não havia nenhum sistema de segurança que fizesse parar o elevador, caso a corda se rompesse. E em terceiro, os objectos (e potencialmente pessoas) não tinham apoios na plataforma para evitar quedas.

O primeiro problema era fácil de resolver: Otis instala postes verticais em cada lado do poço do elevador, para o estabilizar. No entanto, a plataforma tende raspar no metal por isso Otis instala rodas para o elevador deslizar suavemente. A terceira falha também era fácil de corrigir: Otis cria uma gaiola da altura da cintura à volta da plataforma. Criar um sistema de travagem segura caso a corda se rompesse foi o maior problema. Otis investigou durante algum tempo até encontrar a solução. Inventou um sistema de molas que ligavam à corda que sustentava o elevador e, caso a corda partisse, um conjunto de mecanismos prendiam nas cremalheiras que se situavam de cada lado do elevador, fazendo o elevador parar completamente. Estava então Inventado o “Elevador”.


De acordo com registos disponíveis, Elisha Otis inventou o elevador de segurança em 1852. Ele vendeu três elevadores em 1853 mas as vendas caíram e não foram mais vendidos, até 1854. Em maio desse mesmo ano, ele decide promover sua invenção, apresenta-a no Palácio de Cristal numa exposição em Nova York. A partir dessa data, as vendas dispararam.



  • Antes de existir elevadores nos edifícios, os espaços nos andares mais altos eram mais baratos.
  • O elevador transporta-nos de um ambiente para outro sem que nós nos apercebamos.
  • O primeiro elevador comercial de passageiros foi instalado em 1857, no edifício E.V. Haughwout and Company, em Nova York.
  • Em 1930 os elevadores passaram a ser accionados automaticamente. Antes disso cada elevador tinham cabineiros que respondiam ás chamadas visuais ou sonoras efectuadas pelos usuários.
  • Dados estatísticos demonstram que andar de elevador é mais seguro do que ir de escadas.
  • O elevador mais rápido do mundo, que se situa em Taipei, atinge os impressionantes 60.6 Km/h.
  • Actualmente, o maior elevador do mundo consegue levar 80 pessoas de cada vez. Tem 9.5 metros quadrados e é instalado num edifício em Tokio.